Wednesday, January 30, 2008

ESTA É A HORA DA RESISTÊNCIA ENTRAR EM AÇÃO

Como bem disse o Antônio Fernando Borges, está na hora de parar de lamentarmos sobre o totalitarismo cultural da esquerda e enfrentar o problema de frente. E tudo isso só pode ser feito se tivermos uma boa educação cultural - uma educação que se preocupa com as questões fundamentais do ser humano. Eis a intenção do Instituto Internacional de Ciências Sociais, um novo centro de pensamento que procura recuperar o que todos acreditamos o que estava perdido: a beleza de estar dentro de uma tradição que, afinal de contas, nos molda como seres racionais. Sim, sou um dos coordenadores; sim, convido o leitor a ver a nossa programação; mas, antes de tudo, convido-o a ver que está na hora de entrarmos de vez na guerra e parar com as lamúrias. A única vantagem de ser um pouco jovem e ter um pouco de juízo é que temos coragem suficiente de ver e enfrentar o inimigo. E também poder recusar a covardia antes que seja tarde demais.

Vejam lá: www.iics.org.br/humanidades

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by the author.

12:33 PM  
Blogger João Maria da Silva said...

Prezado Martim



Tomei conhecimento do site o indivíduo por uma feliz casualidade.

Estava pesquisando sobre Mario Vargas Llosa. Então me deparei com o artigo seu sobre o autor peruano.

Fiquei maravilhado como o seu texto, como vc passeia pelas diversas áreas e gêneros do conhecimento: literatura, filosofia, religião etc.

Gosto muito de ler ensaios literários, mas, embora tenha feito mestrado em literatura, não me apetece analisar, pelo menos por escrito, nenhuma obra literária. Talvez por isso, em se tratando de escrever, optei pelo gênero da poesia e da ficção. Mas, talvez por isso também, admiro tanto a paciência e talento dos bons e ousados críticos que, a meu ver, têm imensa importância na formação de leitores, no sentido de ajudá-los a descobrir grandes obras, como um Grande sertão: veredas, por exemplo, ou levá-los a ler, sem preconceito, os textos bíblicos.

Um crítico, com tal quilate, me parece tão brilhante e necessário para a literatura
quanto um exímio ficcionista. E este é o seu caso.

Atenciosamente,
João Maria da Silva

5:51 PM  
Blogger Unknown said...

شركة تسليك مجارى بجازان
شركة رش مبيدات بالدمام

8:27 AM  

Post a Comment

<< Home