Saturday, July 08, 2006

A IMITAÇÃO DO AMANHECER


Toda a obra de Bruno Tolentino é uma busca pelo ponto de equilíbrio, o ponto em que o instante e o movimento se tocam, mas nunca se encontram definitivamente. “A Imitação do Amanhecer” não é exceção. Se nos livros anteriores Tolentino mostrava todos os lados desta busca, agora temos em mãos a dramatização da impossibilidade deste equilíbrio e sua impertinente recusa, já diagnosticada em “O mundo como Idéia” (2002). Quatro anos depois, o poeta retorna com uma história, meditada durante duas décadas, sobre as cidades cicatrizadas na alma, representadas numa Alexandria que assombra a memória de um narrador incapaz de se libertar do seu passado e aceitar um amanhecer tecido por epifanias.

A epifania é o eixo temático para compreender a experiência radical da leitura de “A Imitação do Amanhecer”. Composta por 538 sonetos alexandrinos, esta odisséia de instantes apenas vislumbrados provoca a sensação de que há algo além do cosmos quase caótico onde vivemos. Eles são apreendidos numa velocidade alucinante pela melodia dos versos; o pensamento é modelado em uma lírica que se movimenta em giros sinfônicos dignos de Sibelius; e o rigor da linguagem é um artifício para intensificar a plasticidade das imagens, permitindo ao leitor que tenha acesso à mesma luz da qual o cervo da Lapônia (emblema de um momento capital do livro) se despede com altivez assustadora.

Isso não significa que se apresenta um alívio para a precariedade humana. Pelo contrário: Tolentino perturba ainda mais ao refletir sobre a incompetência da criatura em respeitar as epifanias. As conseqüências disso são perturbadoras e, entre elas, o infecundo e o estéril são somente algumas das alternativas. Mas deve-se desistir? Eis a grandeza da poesia de Tolentino: o triunfo, se há algum, está na tentativa - e as epifanias, os instantes que devemos tratar com carinho, são as ruínas onde se abriga a alegria dos náufragos. Aceitar este fato não se trata de um problema moral; é principalmente uma questão de sobrevivência.

O poeta faz o seu personagem caminhar por uma Alexandria real e mítica, irmã do iceberg imaginário que seduz a civilização ocidental até hoje. Ela abriga as ruas da desolação e as vielas do desejo que, por não compreenderem as exigências de uma epifania, nos transforma em moscas na redoma – e onde, apesar do aviso de Tolentino, queremos continuar presos. Impotentes entre o êxtase dos versos e a quietude do fim, tudo depende de como entendemos o silêncio que nos envolve, como bem disse Lawrence Durrell, outro amante da cidade-peste que une o Ocidente e o Oriente. Substituir a imitação que se debate contra o instantâneo do real pelo verdadeiro amanhecer – este é o dever de quem atravessar as páginas deste livro ímpar na poesia brasileira.

4 Comments:

Blogger Hardplus said...

Ah, inclusive, MVC, eu consegui, há algum tempo atrás, comprar a edição original de 79 do "About the Hunt", em estado absolutamente perfeito, em um sebo virtual (mas era unidade única, então pode esquecer... hehe...). Os poemas que constam ali são os mesmos de "O mundo como Idéia", exceto por "For John Heath-Stubbs" (I-II) e o "Hart Crane (And Others)". Por outro lado, existem alguns em OMCI que não existem no ATH. O lado bom é que não existem erros gramaticais na edição original (algo que foi realmente lamentável...). Um dia lhe mostro, se você ainda não tiver visto... Abraço! ;) Breno Nunes

11:18 AM  
Blogger Nu Amoorea said...

It is great to have visited your website. Thanks for sharing useful information. And also visit my website about health. God willing it will be useful too

Obat Sakit Dada
Obat Tumor Jinak diatas Bola Mata
Penyebab Benjolan dileher
Obat Penghilang Nyeri Lutut
Obat Penghilang Nyeri Pada Payudara
Pengobatan penyakit Meningioma
Obat Luka Bernanah bekas Caesar
_____

12:52 AM  
Blogger naila akifa said...


Very Nice Blog Updation Keep Updating !!

Cara Mengobati Penyakit Gagal Ginjal
Pengobatan Penyakit Insomnia
Cara Paling Ampuh Mengobati penyakit Hipotiroid
Cara Alami Untuk Mengobati Batuk Kronis

9:42 PM  
Blogger Solusi Sehat dengan Herbal said...

Thanks for the information, this is very useful. Allow me to share a health article here, which gods are beneficial to us. Thank you :)

Pengobatan efektif Menghilangkan Benjolan di Payudara
Cara Mengobati Sakit Dada secara Alami
Cara Mengobati sakit Telinga Secara Alami
Penyebab Ginjal Bengkak dan Pengobatannya
Obat Tradisional Radang Tenggorokan

1:06 AM  

Post a Comment

<< Home