Sunday, March 25, 2007

A DUPLA SOLIDÃO


Quando Deus vê Adão no paraíso, observando apenas os animais ao seu redor, percebe que existe algo errado e concluí: “Não é bom que ele esteja só”. “Não é bom” significa, de alguma forma, que não é conveniente – que não se pode fazer muita coisa quando o homem descobre que é apenas um corpo rodeado por outros corpos com quem não tem nenhuma semelhança. Os filósofos existencialistas afirmam que o homem se descobre como homem quando percebe a sua “fundamental solidão” – uma expressão bem pomposa para uma situação desgraçada. Deus acredita no contrário – e Ele reforça isso com a mais simples das expressões: “Não é bom”. Para Deus, o homem só se descobre como homem quando se encontra com o seu oposto, com o Outro – com a mulher que nasce da sua costela depois de um torpor no corpo muito semelhante ao de um parto. A partir daí, eles – o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva – serão “uma só carne”. Deus cria então aquilo que será a maior das batalhas do ser humano, maior do que qualquer guerra mundial: o casamento.

Atualmente, o casamento é visto como uma mera instituição ou como um meio para duas pessoas fazerem safadezas entre quatro paredes sem a bisbilhotice dos outros. Mas é óbvio que vai além disso. Chamar o casamento de “batalha” não é um exagero. É simplesmente dar o nome correto a uma das escolhas mais importantes na vida de uma pessoa – senão a mais importante. O poeta inglês W.H. Auden dizia o seguinte:

“Que ninguém diga Eu Amo sem estar
certo do quanto é necessário para alimentar
uma partícula arruinada, um fio de cabelo
que joga uma sombra no universo inteiro”.

Esta partícula arruinada é o próprio mistério do casamento, feito de alegrias e de tristezas, épocas de saúde e de doença, feito sobretudo daquilo que somente os santos são capazes: o de perseverar na adversidade, lutando contra os obstáculos, sempre com a noção de que é uma partícula arruinada, uma partícula que existe, resiste e dá forma a tudo o que virá pela frente.

Pois, como diria Von Balthazar, uma das inteligências mais penetrantes do século passado: “O que há de mais forte e que configura com mais radicalidade uma forma de vida senão o casamento, que verdadeiramente engloba e supera todos os desejos de evasão do indivíduo, esta relação indissolúvel que evita inexoravelmente as tendências desagregadoras da existência e obriga aos vacilantes a transcender-se a si mesmos, através da forma, no amor autêntico? Na promessa matrimonial, os esposos não confiam sua fidelidade a si mesmos, nas areias movediças de sua liberdade, senão à forma que, escolhida, os escolhe. Por ela, decidem-se em um ato de toda a sua pessoa, que se entrega não somente ao seu amado, à lei biológica da fecundidade e à da família, como também a uma forma com quem se identifica no mais íntimo de sua personalidade, de modo que partindo das suas raízes biológicas penetre todos os estratos do ser e o leva a alcançar as alturas da Graça e do Espírito Santo”.

Sim, estas palavras são difíceis e fortes – mas desde quando o casamento é algo para os fracos de espírito? Auden também avisava: “Estamos sempre no erro/ lidando como trapalhões/ nossas vidas estúpidas”. Não se pode perder a noção de que o casamento é uma batalha – mas uma batalha divertidíssima. Haverá choro e ranger de dentes em alguns momentos, assim como haverá risos misturados com lágrimas – e, muitas vezes, são por essas lágrimas que surgem o mais sincero dos risos. Os esposos são dois atores que se preparam para entrar em uma comédia de erros – e ninguém sabe qual será o texto exato que indica a entrada e a saída. Apenas terão de confiar que o fim, seja lá qual for, não terminará com a seguinte observação: “Não é bom”. Porque, apesar da batalha, apesar dos obstáculos e da “dupla solidão” que eles devem empreender, chegará a hora que escutarão a mesma voz oculta que surge em seus ouvidos neste exato momento e que diz somente uma única palavra, a palavra que carregarão em seus corações até o fim de suas vidas: “Alegrem-se”. Ou, como diria um famoso quarteto de Liverpool, a única coisa que se deve saber nesses instantes em que toda uma vida se define é que “no fim, o amor que você toma é igual ao amor que você cria”.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

La partita chiaramente si incattivisce e prima dell'intervallo succede di tutto. Rojo entra duramente su Vidal, ma tocca anche il pallone. L'arbitro punisce l'intenzionalità e mostra il rosso diretto al difensore argentino. Si scatena il caos, camisetas Juventus 2017,camisetas Barcelona online,Camisetas de futbol baratas

11:15 PM  
Blogger Unknown said...

soprattutto perché tutti hanno avuto l'impressione che il direttore di gara abbia mostrato un altro rosso in direzione di Aranguiz.
http://segoviaformacion.com/maglie.asp?calcio=index,
http://viveroshontoria.com/maglie.asp?calcio=index,
http://www.smiolesa.com/maglie.asp?prezzo=index,
silicesgomezvallejo.com/maglie.asp?prezzo=index,
www.globales.es/maglie.asp?magliette=index,
http://hermanoscristobal.com/maglie.asp?maglietta=index

magliette calcio italia,maglia serie a 2017,Maglia inter milan shop

11:16 PM  
Blogger Unknown said...

Litherland swam with Kalisz at the University of Georgia, and has spent time in altitude training with Phelps and company in Colorado.cheap Philadelphia Eagles banners,
Pittsburgh Steelers banners shop,3*5 sports flags

11:17 PM  
Blogger Unknown said...

The Arizona Cardinals Large 3x5 Flag is made of 100% polyester,cheap nfl flags measures 3x5 feet, has quadruple-stitched flyends, and provides two metal grommets 3*5 sports flags for attaching to your pole or one Washington Redskins flags shop of our many styles of tailgate Tennessee Titans flags poles and 6' flagpoles.Tampa Bay Buccaneers flags Our Arizona Cardinals Large 3x5 Flag is screen printed with the NFL Official cheap St.Louis Rams flags colors and team insignias and logos of the Arizona Cardinals.Seattle Seahawks flags shop This NFL Team flag is viewable from both sides with the opposite side being a reverse image.

Due to its large size, this flag is also perfect to hang in your game room, sports room, garage or office.

Fly your Arizona Cardinals Large 3x5 Flag with our 3 sizes of tailgate poles or 6' aluminum flagpole and adjustable flag bracket.

7:37 PM  
Blogger alaa said...

I appreciate you writing this write-up and also the rest of the site is really good

3:26 AM  

Post a Comment

<< Home